top of page

SOBRE MIM

Especialista em autismo em bebês. Meu nome é Poliana e minha história com o autismo se confunde com minha história com João. Eu, que já era mãe de uma menina incrível, a Sophia, recebi João em 2017 e, de cara, percebi que ele não era como as outras crianças. João tinha apenas 1 mês e 10 dias e já percebi que ele era diferente.

Formada em Direito, sempre achei que tinha nascido para lutar por justiça. Ledo engano. Minha maior missão, certamente, é ser mãe. Foi na maternidade que alcancei uma visão holística e honesta do mundo.  Hoje sou terapeuta baseada no Modelo Denver, pós-graduanda em Transtornos do Espectro do Autismo pela Universidade Federal De Minas Gerais e mestranda em Psicologia - Comportamento e Cognição, também pela UFMG. Minha especialidade e linha de pesquisa é autismo em bebês.

Por que escolhi falar de autismo?

Em 2009 eu tinha apenas 22 anos, uma Soph bebê no colo e um diploma. Meu sonho era ser funcionária pública, ter uma carreira segura e estável.  Mas recebi João em 2017 e, com ele, um furacão passou na minha vida. João me apresentou o autismo e, por ele, larguei um cargo público para aprender mais sobre TEA. Como trabalhar era uma necessidade e não uma opção, acabei me profissionalizando para atuar com autismo.

Como foi descobrir o autismo tão cedo?

Dizer o quanto essa experiência foi desesperadora nem chega perto dos meus sentimentos na época. Ter meu bebê sonhado, esperado, idealizado, amado, vulnerável, com risco de um transtorno incurável do neurodesenvolvimento foi como me sugar para um abismo de incertezas.  Mas, por outro lado, eu sabia que estava diante de duas escolhas: ou eu ignoraria meus receios, correndo o risco de prejudicar o desenvolvimento do meu bebê ou abraçaria os meus medos e garantiria ao João todas as possibilidades. Com coragem, assumi meu medo. Avante.

poli corpo
Poli Soph João
polii
polly
João Soph Poli

©2021 por Meu bebê e o autismo

bottom of page